quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Japoneses criam turbina eólica três vezes mais eficiente

Pesquisadores japoneses começaram a testar turbinas eólicas até três vezes mais potentes do que as usadas atualmente. O sistema "lentes de vento", da Universidade de Kyushu, traz um "aro" ao redor das hastes, que seria capaz de aumentar o fluxo de vento e fazer as hastes girarem mais rápido, resultando em maior produção de energia.
O acréscimo na velocidade do fluxo seria resultado de uma zona de pressão baixa, criada na parte posterior do difusor - indicação técnica do "aro" em volta das hastes. Em outras palavras, é como se a zona criada "puxasse" o vento, o que melhoraria a eficiência da geração de energia da turbina. A pesquisa foi coordenada pelo professor Yuji Ohya, do Instituto de Pesquisa de Mecânica Aplicada da universidade.
Além de gerar de duas a três vezes mais energia do que uma turbina convencional, o modelo da universidade japonesa também faz menos barulho e causa menos interferência em radares do tipo Doppler, além de ser mais segura, segundo os pesquisadores.

Minha opinião : As pessoas devia instalar energia solar em sua casa, e não aquecedores que acabem com toda a energia do planeta. Ou em piscinas, podemos usar as placas tectônicas !

Nenhum comentário:

Postar um comentário