quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Placa de circuito gera mais de 17 metais na reciclagem

O Brasil tem avançado na área de reciclagem de eletroeletrônicos, mas uma parte dos materiais ainda não pode ser recuperada no País: as placas de circuito. Placas mãe e placas de vídeo, no caso dos computadores, assim como os componentes que controlam televisões, monitores e impressoras têm uma série de metais em sua estrutura, e a reciclagem desses itens exige, pois, a separação de cada um, para posterior reaproveitamento.
Há ao menos 17 metais nessas placas, entre pesados, preciosos e de base. Alguns deles até têm tecnologia no país para reciclagem, mas quando todos estão juntos, a recuperação só é feita por cinco empresas no mundo. Uma delas é a Umicore, com sede na Bélgica, que processa 350 mil toneladas de materiais por ano.
As placas brasileiras provêm, principalmente, de equipamentos de informática - computadores, periféricos e acessórios -, e o restante vem de celulares, televisões e sistemas de áudio. São Paulo é o que mais envia sucata eletrônica, mas isso porque, segundo o gerente de desenvolvimento de negócios da Umicore no Brasil, as maiores empresas estão no estado - as menores, por não terem condições de fazer a exportação por si, acabam enviando materiais para a região sudeste, para que sejam destinados à Europa.

Minha opinião : Essas placas são incríveis, elas juntam materias re-utilizáveis e formam coisas que podemos utilizar diariamente.

Japoneses criam turbina eólica três vezes mais eficiente

Pesquisadores japoneses começaram a testar turbinas eólicas até três vezes mais potentes do que as usadas atualmente. O sistema "lentes de vento", da Universidade de Kyushu, traz um "aro" ao redor das hastes, que seria capaz de aumentar o fluxo de vento e fazer as hastes girarem mais rápido, resultando em maior produção de energia.
O acréscimo na velocidade do fluxo seria resultado de uma zona de pressão baixa, criada na parte posterior do difusor - indicação técnica do "aro" em volta das hastes. Em outras palavras, é como se a zona criada "puxasse" o vento, o que melhoraria a eficiência da geração de energia da turbina. A pesquisa foi coordenada pelo professor Yuji Ohya, do Instituto de Pesquisa de Mecânica Aplicada da universidade.
Além de gerar de duas a três vezes mais energia do que uma turbina convencional, o modelo da universidade japonesa também faz menos barulho e causa menos interferência em radares do tipo Doppler, além de ser mais segura, segundo os pesquisadores.

Minha opinião : As pessoas devia instalar energia solar em sua casa, e não aquecedores que acabem com toda a energia do planeta. Ou em piscinas, podemos usar as placas tectônicas !

Porquê Reciclar ?

Muita coisa pode ser reciclada! Embalagens (de xampu, de margarina, de material de limpeza, caixa tetra pak), plásticos (garrafa Pet, saco, sacola, copinho, cano, tubo...), papéis (jornal, revista, folha de caderno, de fax, papelão...), vidros (vasilhame, pote de conserva, frasco de remédio ou perfume, garrafas e copos inteiros ou quebrados...), aço (lata de alimento, de tinta, fio de cobre, arame)


Reduzir, na filosofia dos 3r's , é não comprar mais do que necessitamos. É também evitar o excesso de embalagens, de copinhos plásticos.


Querem que seus filhos tenham um mundo melhor ? Então comece a reciclar.


Minha opinião : Quando eu tiver filhos, quero que eles tenham uma saúde ótima.Logo vou começar a reciclar desde já. 

Lixo ? Não! Vamos reciclar ?

O que inevitavelmente for gerado deve, aí sem, ser aproveitado ao máximo, através de diferentes processos. As tecnologias atuais para resíduos sólidos permitem que os produtos considerados "lixo" sejam reutilizados, desmanchados e transformados em outras matérias primas - em alguns casos, até voltando a seu estado original. Isso sem contar a utilização como fonte de energia, entre outras possibilidades.
A Política Nacional estabelece, no artigo 4°, "princípios, objetivos, instrumentos, diretrizes, metas e ações" dos governos federal, estaduais e municipais, bem como da iniciativa privada e dos consumidores. E a responsabilidade é compartilhada, ou seja, todos são, de alguma forma e em alguma etapa do processo, responsáveis para que a PNRS dê certo.
Mas a lei ainda precisa ser operacionalizada, definindo quem deve fazer exatamente o quê, quais os incentivos para isso, como será realizado, e quando começará, por exemplo. A legislação entrou em vigor no ano passado, quando foi publicada, mas estados e municípios, por exemplo, têm até 2012 para apresentarem seus planos de gestão de resíduos sólidos - e são obrigados a fazê-lo, de acordo com os artigos 16° e 18°. A implementação de outros itens da Política deve ocorrer em até quatro anos, com previsão de acontecer "progressivamente segundo cronograma estabelecido em regulamento".

Minha Opinião : Isso é uma ótima tentativa para melhorar o meio ambiente. Como chamados os 3 R's devemos Reciclar Reduzir e Reutilizar para ter um futuro melhor.


Premiando quem ajuda o planeta.

        A primeira edição brasileira do Datacenter Leaders Awards, realizada em 2011, premiou as empresas de Tecnologia da Informação que mantêm datacenters e se preocupam com questões de sustentabilidade, responsabilidade ambiental e obrigações coorporativas. O prêmio de Datacenter Sustentável foi entregue à T-Systems, da Deutsche Telekom, por ter uma unidade planejada com conceito de eficiência energética.
       O banco de dados fica em uma área de 1,8 mil metros quadrados em Tamboré, na Grande São Paulo, e é composto por equipamentos ligados a um sistema configurado para consumir menos energia. Além disso, a unidade usa servidores da Intel desenvoldidos para permitir melhor integração com refrigeradores de ar, entre outros componentes.
      A estrutura permite que o datacenter atinja um aproveitamento de energia de 1,54 PUE (Power Usage Efectiveness), unidade que mede quanto da eletricidade de um datacenter é usada, realmente, para o processamente e o armazenamento de dados. A média atual em datacenters tradicionais fica entre 1,7 e 1,8 PUE, segundo a T-Systems.

Minha Opinião : Acho que devemos premiar quem cria projetos de sustentabilidade, pois essas pessoas querem um futuro melhor para nosso planeta. O projteto ficou muito bom, pois acharam medidas energéticas muito boas.

Brasil quer criar metas de sustentabilidade.

        O governo brasileiro quer que a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, crie um sistema de metas internacionais para elevar o grau de sustentabilidade ambiental nos moldes dos Objetivos do Milênio adotados pela ONU para os países em desenvolvimento.
        Essa é uma das principais propostas divulgadas nesta terça-feira pelo Brasil e enviadas à ONU para construção do documento inicial que será discutido na Rio+20, que será realizada no Rio de Janeiro em junho do próximo ano.
O subsecretário-geral de Meio Ambiente, Energia, Ciência e Tecnologia do Ministério das Relações Exteriores, embaixador Luiz Alberto Figueiredo, disse que caso não sejam fixadas metas efetivas durante a conferência de chefes de Estado, será criado um grupo que definirá esses objetivos em um tempo determinado.
Entre esses objetivos mundiais estão metas para inovações tecnológicas para a sustentabilidade, de segurança hídrica e de erradicação total da pobreza.

Minha Opinião : Eu acho que o Brasil está certo em criar metas globais de sustentabilidade pois devemos poder oferecer tudo que tem de melhor para as novas gerações que são o futuro do nosso planeta.


Sustentabilidade Intro

Sustentável é o tipo de interação humana com o mundo que preserva o meio ambiente para não comprometer os recursos naturais das gerações futuras. 
Com essa finalidade foram criados dois programas nacionais: o Procel e o 
Conpet 


Minha opinião : Sustentabilidade é conseguir com que as pessoas façam as suas necessidades sem atingir a próxima geração.